…Tours4Lisbon
Fátima
Introdução
Fátima situa-se no coração da serra de Aire, a cerca de 350 metros de altitude, no Maciçi Calcário Estremanho e integrada no Sistema Montejunto-Estrela. Em termos geográficos está na confluência de três antigas zonas geográficas e administrativamente diferentes: o Ribatejo, a Estremadura e a Beira Litoral. Em termos administrativos, contudo, por estar integrada no concelho de Ourém, no Distrito de Santarém, sempre pertenceu à província da Beira Litoral, por estar localizada no extremo noroeste do distrito. Na atualidade pertence administrativamente à Região do Centro (região das Beiras) de Portugal.
Clima
A cidade de Fátima está na zona de transição entre o clima mediterrânico com influência marítima, típico do litoral oeste, e o clima mediterrânico continentalizado típico do interior. Assim sendo o clima da cidade de Fátima caracteriza-se por verões quentes, secos e bem soalheiros, com temperaturas que variam, aproximadamente entre os 30 °C e os 15 °C e invernos frescos, húmidos e com temperaturas que variam normalmente entre os 15 °C e os 5 °C.
História
De origens remotas, foi o domínio árabe que marcou o desenvolvimento do lugar e lhe deu o nome. Segundo a lenda, durante a Reconquista Cristã o cavaleiro templário Gonçalo Hermingues, conhecido por Traga-Mouros, apaixonou-se por Fátima, uma moura cativa durante uma emboscada. Correspondendo ao amor, a jovem converteu-se ao cristianismo tomando o nome de Oureana. No séc. XVI, a localidade foi elevada a paróquia da colegiada de Ourém, integrando-se então na Diocese de Leiria e desenvolveu-se bastante a partir do acontecimento das Aparições de Fátima, no início do séc. XX, transformando-se num dos maiores centros do culto mariano em Portugal, reconhecido mundialmente pela Igreja Católica.
A 1º aparição teve lugar em 1917, no lugar da Cova da Iria, onde se situa actualmente o Santuário. As maiores manifestações dos devotos ocorreram a 13 de Maio (onde se destacam a Procissão das Velas, no dia 12 à noite, e a Procissão do Adeus, no dia 13, que encerra as celebrações) e a 13 de Outubro. No entanto, entre estas duas datas, todos os dias 13 são de devoção. Relacionado com o culto a Nossa Senhora de Fátima, podem visitar-se as casas onde viveram os pastorinhos videntes, na aldeia de Aljustrel.
No quintal da Casa de Lúcia, um monumento assinala a 2ª aparição do Anjo da Paz e o fim da Via Sacra, iniciada no Santuário. Ao longo da via existem 14 capelinhas oferecidas pelos católicos húngaros refugiados no Ocidente. Destaca-se a passagem por Valinhos, a 400 metros da aldeia, onde monumentos assinalam o local da 4ª aparição em 1917 e a Loca do Anjo, onde em 1916 os pastorinhos viram o Anjo da Paz da 1ª e 3ª vezes.
Basílica de Nossa Senhora do Rosário deFátima
Monumento no local em que marcou o encontro entre os pastorinhos e Nossa Senhora. Este foi concebido pelo arquiteto holandês Gerard Van Kriechen e continuado pelo arquiteto João Antunes. A 13 de maio de 1928, foi benzida a primeira pedra, pelo arcebispo de Évora, D. Manuel da Conceição Santos. Em 1954, O título de “Basílica” foi concedido por Pio XII. Com 70,5 metros de comprimento e 37 metro de largura, erguida totalmente com pedra da região e com os altares são provenientes de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima. A sua torre sineira foi elaborada no centro deste conjunto, erguendo-se com 65 metros, sendo rematada por uma coroa de bronze com sete mil quilos, feita na fundição do Bolhão, Porto, estando encimada por uma cruz iluminada. Já o carrilhão é constituída por 62 sinos elaborados Fátima por José Gonçalves Coutinho, de Braga, sendo o seu sino maior composto por três mil quilos e badalo 90. O relógio é uma obra de Bento Rodrigues, de Braga. Na fachada desta encontram-se anjos em mármore da autoria de Albano França. Por cima da porta principal, está um mosaico que visa a representação da Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora, elaborado nas oficinas do Vaticano e ali benzido pelo Secretário de Estado, Cardeal Eugénio Paccelli, futuro Papa Pio XII, o “Papa de Fátima”.
Património
-
Capelinha das Aparições
-
Basílica de Nossa Senhora do Rosário
-
Basílica da Santíssima Trindade
-
Via-Sacra dos Valinhos e Calvário Húngaro
-
Loca do Cabeço / Anjo da Paz
-
Casa-Museu de Aljustrel
-
Casas dos Pastorinhos de Fátima
-
Igreja Paroquial de Fátima
-
Grutas da Moeda
-
Pegadas de Dinossáuro da Serra de Aire
-
Moinhos da Fazarga
-
Mosteiro Pio XII
-
Mosteiro da Santa Cruz
-
Museu de Cera de Fátima
-
Museu de Arte Sacra e Etenologia
-
Museu Vida de Cristo
-
Santuário de Nossa Senhora da Ortiga