Tours4lisbon
Barcelona é a maior cidade catalã e a segunda maior cidade espanhola em número de habitantes. O município tem 101,4 km² de área e em 2013 tinha 1 611 822 habitantes (densidade: 15 895,7 hab./km²).
A área metropolitana tem 803 km² e mais de 4,2 milhões de habitantes,sendo a sexta área urbana mais populosa na União Europeia, após Paris, Londres, Vale do Ruhr, Madrid e Milão. É a maior metrópole da Europa dentre as localizadas na costa do Mediterrâneo.Está localizada entre as fozes dos rios Llobregat e Besòs, sendo limitada a oeste pela serra de Collserola (512 metros de altitude).
Em Barcelona, se encontram as instituições mais importantes do governo da Catalunha: a Generalidade da Catalunha (governo autônomo) e o parlamento autônomo.
Museus
Museu Nacional de Arte da Catalunha
Na Fundação Joan Miró, encontram-se algumas obras deste pintor e são realizadas exposições itinerantes procedentes de museus de todo mundo. O Museu Picasso conta com uma importante coleção de obras pouco conhecidas deste pintor, sobretudo de suas épocas iniciais. No Museu Nacional de Arte da Catalunha encontra-se exposta uma importante coleção de arte romana.
O Museu de História de Barcelona, conhecido também pela sua sigla MUHBA é um museu que conserva, documenta, divulga e expõe o patrimônio histórico da cidade de Barcelona. Desde as suas origens até o presente. A arte da época atual fica no recém construído Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. Também são de relevância o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona situado Em El Raval. Além do museu da Fundação Antoni Tàpies, o CaixaFòrum e o Museu da Ciência, agora chamado de CosmoCaixa.
Arquitetura[editar
Templo Expiatório da Sagrada Família, iniciado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí em 1883
Forum Universal das Culturas
Barcelona é conhecida como capital do modernismo catalão. A cidade, na qual viveu e trabalhou o arquiteto Antoni Gaudí, conta com algumas de suas obras mais relevantes, que atraem a cada ano milhões de visitantes de todo mundo. A mais representativa é o Templo Expiatório da Sagrada Família, que Gaudí deixou inacabado e que segue sendo construído lentamente, como as catedrais na Idade Média. Seu término está previsto para até 2020. Outras das obras mais conhecidas de Gaudí são o Parque Güell (Parc Güell), a Casa Milà, também chamada de La Pedrera e a Casa Batlló. Além de Gaudí, Barcelona conta com outras joias do modernismo catalão, como o Hospital de São Paulo e o Palácio da Música Catalã, de Lluís Domènech i Montaner, ou o Palácio Macaya e muitas outras obras de Josep Puig i Cadafalch.
Além das obras modernistas, Barcelona também conta com relevantes obras pertencentes a outros estilos e períodos históricos. Dentro do período medieval, destacam-se, especialmente, as obras góticas que proliferam em seu centro histórico, precisamente denominado Bairro Gótico, como a Catedral de Barcelona. Nesse mesmo estilo, encontra-se, ainda, a Igreja de Santa Maria do Mar, caracterizada por sua austeridade e harmonia nas medidas.
Também possui distintas amostras de arquitetura contemporânea, destacando-se o Pavilhão Alemão de Ludwig Mies van der Rohe, que foi construído para a Exposição Universal de Barcelona de 1929, assim como a Fundação Joan Miró, do arquiteto catalão Josep Lluís Sert.
Anos mais tarde, por causa dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, a cidade viveu uma etapa de grandes transformações que deram lugar a obras como o Palácio São Jorge, de Arata Isozaki, a Torre de Collserola, de Norman Foster e a Torre de Montjuïc, de Santiago Calatrava.
Antes dos jogos, houve também a remodelação e ampliação do Aeroporto de Barcelona por Ricardo Bofill. Na etapa pós-olímpica, a cidade seguiu mantendo seu desenvolvimento arquitetônico, construindo edifícios como o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, de Richard Meier, a Torre Agbar, de Jean Nouvel e os projetos de uma nova estação em La Sagrera e da Torre do Triângulo Ferroviário, de Frank Gehry. Outras construções, como o Edifício Fórum de Jacques Herzog e Pierre de Meuron, foram motivadas pela realização do Fórum Universal das Culturas.
Clima
Barcelona tem um clima mediterrânico (classificação climática de Köppen: Csa), com invernos suaves e úmidos e verões quentes e secos. Sua temperatura média anual é de 21°C durante o dia e 14 °C à noite. A temperatura média anual do mar é de cerca de 20 °C. No mês mais frio - janeiro - a temperatura tipicamente varia entre 7 até 17 °C durante o dia e de 4 a 10 °C durante a noite, enquanto a temperatura média do mar fica em torno de 13 °C.
No mês mais quente - agosto - a temperatura varia entre 26 a 32 °C durante o dia, cerca de 23 °C durante a noite e temperatura média do mar de 26 °C.Geralmente a temporada mais quente dura cerca de seis meses, de maio a outubro. Dois meses - abril e novembro - são de transição; por vezes, a temperatura fica superior a 20 °C, com uma temperatura média de 18-19 °C durante o dia e de 10-13 °C durante a noite. Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios, com temperaturas médias em torno de 15 °C durante o dia e de 9 °C à noite. Grandes flutuações de temperatura são raras, especialmente nos meses de verão. Por causa da proximidade com o mar quente, geadas são muito pouco frequentes na cidade. Na verdade, apenas um dia nos últimos 30 anos foi registrada uma temperatura abaixo de zero.
A umidade relativa média anual é de 72%, variando de 69% em julho para 75% em outubro. Os totais de precipitação são maiores no outono e menores no início do verão. A duração da luz do sol é 2 524 horas por ano, de 138 (média de 4,5 horas de sol por dia) em dezembro para 310 (média de 10 horas de sol por dia) em julho.