.
.
  tours4lisbon tours and transfers
         7077 visitas   Página InicialSobre NósProdutos & ServiçosFrotaSugestõesContatos 
 
  Untitled Document

 

Página inicial

 

 

 
 
Castelo Branco - Cidade com Património



Preços:
1 - 3 Pax
250

4 - 7 Pax
310

8 - 8 Pax
320

9 - 16 Pax
675

17 - 27 Pax
750

28 - 55 Pax
900

Sugestões:

Tours4lisbon

Castelo Branco é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Castelo Branco, situada na região Centro de Portugal, na Beira Interior Sul e na antiga província da Beira Baixa, com cerca de 34 000 habitantes no seu perímetro urbano.

 
É sede do terceiro maior município português, com 1 438,19 km² de área e 56 109 habitantes (albicastrenses) (2011), subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Idanha-a-Nova, a sul pela Espanha, a sudoeste por Vila Velha de Ródão e a oeste por Proença-a-Nova e por Oleiros.
 
Ao contrário de outras cidades da região, que cresceram notavelmente devido à indústria têxtil, Castelo Branco sempre teve uma importância geoestratégica e política em Portugal. Não está por esse motivo sujeita às flutuações económicas que deslocalizaram empresas têxteis - mormente de laboração manual desqualificada - como sucedeu na região norte e na Cova da Beira. A composição sociológica predominante é por esse motivo também muito diferente de outras cidades de cultura do operariado.[carece de fontes]
 
Foi considerada em 2006, num estudo elaborado pela DECO, a segunda capital de distrito do país com melhor qualidade de vida.
 
Clima
 
O clima no concelho de Castelo Branco é temperado mediterrâneo influenciado pela continentalidade pelo que apresenta pouca humidade ao longo do ano. A localização da cidade, numa zona transitória entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, confere-lhe muitas das propriedades climatológica que apresenta. A temperatura média do ar ronda os 15,5 °C, atingindo o seu mínimo em Janeiro (com temperaturas mínimas próximas dos 1 °C) e com a média mínima de 7,9 ºC. No seu máximo em Julho (onde a temperatura se situa, em média, na casa dos 25 °C).
 
A precipitação é mais abundante de Outubro a Janeiro com queda de neve e com precipitação de aguaceiros com valores acima dos 100mm. Em contrapartida, em Julho e Agosto, a precipitação é residual sendo estes os meses mais secos que a cidade atravessa anualmente. No Inverno em Janeiro, Castelo Branco tem temperaturas mínimas de -4 °C, mas há registos de -7 ºC por vezes com ocorrência de queda de neve (média de 8cm). Neste último mês de Janeiro (2012) não houve queda de neve devido às temperaturas mais altas do que o normal. Em Novembro de 1954, Castelo Branco foi atingido por um Tornado de categoria F3. Dia 25 de Outubro de 2012, Castelo Branco foi novamente atingido por um Tornado, desta vez mais fraco, aproximadamente um F1/F2 e com consequência do fenómeno, 5 edifícios da zona industrial e 32 viaturas foram danificadas, uma delas "voou" e foi projetada para uma ravina.
 
Bordado de Castelo Branco
 
Peça de bordado de Castelo Branco
Um dos produtos típicos da região são as colchas de linho bordadas com fio de seda natural, conhecidas como bordado de Castelo Branco, de inspiração oriental, que se tornaram conhecidas a partir de meados do século XVI. São conhecidos pela suas cores vivas e pelos elementos que retrata normalmente relacionados com a natureza destacando-se o frequente uso de árvores e pássaros.
 
Têm semelhanças com as colchas de Toledo e Guadalupe, na Espanha. Representaram, durante séculos, a dignidade do enxoval de qualquer noiva da região, quer fosse plebeia ou nobre.
 
Alguns dos elementos destes bordados são o lar e a árvore da vida, os desposados (representados por pássaros juntos), os cravos e rosas representando o homem e a mulher, respectivamente, os lírios, a Virtude, corações para o Amor, gavinhas para a Amizade, entre outros.
 
Museus
 
O Museu Francisco Tavares Proença Júnior é o mais conhecido da cidade de Castelo Branco. Fundado em 1910 é já um museu centenário embora nem sempre tenha estado aberto neste período de tempo. Guarda muitas peças identificativas da cidade e da região como achados arqueológicos, tapeçarias do século XVI e arte primitiva portuguesa.
 
O Solar dos Cavaleiros, edifício de meados do século XVIII em pleno centro histórico, serve de instalação para o Museu Cargaleiro, onde é possível apreciar um notável conjunto de obras, que integram o acervo da Fundação Manuel Cargaleiro: pintura, cerâmica, escultura, azulejaria, tapeçaria. Foi inaugurado a 25 de Abril de 2004.
 
Por fim, temos o Museu de Arte Sacra "Domingos dos Santos Pio" a funcionar no Convento da Graça desde 11 de Novembro de 1984 que alberga artefactos de cariz religioso.
 
Castelo
 
Torre do castelo e vista parcial da cidade.
Pensa-se que o Castelo da cidade tenha sido construído na Idade média embora existam vestígios mais antigos nessa zona. É um obra dos templários pelo que é também conhecido com Castelo dos Templários. Com ele, foram também construídos em volta da cidade uma muralha e um conjunto de torres, tudo isto num período compreendido entre 1214 e 1230. Em 1648, devido à Guerra da Restauração sofreu bastantes danos causados pela ofensiva espanhola. Mais tarde, na Guerra Peninsular, voltou a ser assolado pelas tropas francesas lideradas por Jean-Andoche Junot. Na zona do Castelo existe ainda a Igreja de Santa Maria do Castelo que foi classificada recentemente como Imóvel de Interesse Público e que contém diversos túmulos, entre eles o de João Roíz de Castelo Branco.
 

Para mais informações, clique aqui para ver os nossos contatos e entrar em contato direto connosco.

 

 

em alternativa, clique aqui para aceder a todos os destinos e programas disponíveis.

 

 

  Untitled Document

Tours4Lisbon Agência de viagens
Sousa Silva & lavos

NIPC nº PT505171872
RNAVT 2343

Sobre Nós | Serviços | Viaturas | Sugestões | Condições | Contatos
© 2016 tours4lisbon